Verônica Bottega Branco
Entendemos que saúde pública é investir em prevenção, por que a saúde faz parte do meio onde vivemos, por isso devemos viver em ambiente saudável, com muita higiene, sendo elemento primordial para evitar doenças.
A sociedade vive em ambiente poluído e nem se dá conta dos prejuízos sociais, que acontecem em nosso meio. E, como explicar a contaminação pela falta de preservação deste meio? Encontramos lixo espalhado por todos os lugares por onde passamos; o uso de agrotóxico é permitido, mesmo sabendo os danos que causam ao ser humano e ao meio ambiente; o saneamento básico é considerado dispendioso. Tudo isso mostra que a verdade sobre saúde não é levado a sério, pois, a prevenção não conquista promoção pessoal, porém, promove saúde pública.
Há necessidade de execução de um projeto para todos, desenvolvendo campanhas educativas com objetivos sérios e determinados para melhorar a saúde de uma comunidade, mas estamos vivendo o exagero da ideologia individualista do capitalismo, onde cada um vive para si mesmo, esquecendo que somos parte de uma comunidade.
Precisamos ser mais honestos com nós mesmos e com os outros. A honestidade nos dias de hoje deve ser básica para que as pessoas possam viver em comunidades sem prejuízos sociais. Isto começa na família onde o diálogo franco e aberto em termos de orientação e exigência no cumprimento da lei, traz resultados compensadores, bem como, nos órgãos públicos em todos os níveis e poderes da nação brasileira.
Saúde pública depende de todos e por esse motivo se faz necessário educação verdadeira e plena, para que aconteça a saúde preventiva. É melhor prevenir do que tratar das doenças, com altos custos e poucos resultados ou mesmo nenhum.
Os órgãos públicos fazem muitas campanhas, com interesses pessoais ou políticos, esperando o retorno destas campanhas enganosas nas eleições com o voto do povo, por ignorar a verdadeira intenção, ainda pensam que foi favorecido com publicidades vazias e desperdícios de verbas, ignorando o fato de que prevenir garante melhor qualidade de vida com menores custos.
É preciso parar, olhar para dentro de nós mesmos, e ao nosso redor, para refletir sobre o que entendemos por saúde pública? O que é saúde preventiva? E, o que devemos fazer para prevenir?